Só faltam 4 dias para o Natal!!

Ta tudo pronto por ai? Já da pra sentir o cheirinho de natal, as comidas, o calorzinho típico do nosso país, toda a família já fazendo planos, enfim. Natal é tudo de bom.

Que tal para a surpresa do dia 20 algo bem próximo do Natal? Hoje trazemos a receita de biscoitinhos do Papai Noel. Esses biscoitos são importados diretamente dos países ao Norte da Europa, tão típicos pelo clima oposto ao nosso, por lá é tradicional que junto dos natais também se comemore o dia de São Nicolau, ou seja, o dia do Papai Noel.

Faz parte da tradição deixar os biscoitinhos juntos de um copo de leite, como uma forma de agradecer o bom velhinho, e oferecer a ele um bom descanso. Os biscoitos são no formato que desejar (inclusive existem algumas formas que tem o formato de São Nicolau e são feitas em madeira e muito detalhadas), sendo feitos com algumas especiarias, geralmente os mais doces; canela, cravo, gengibre entre outros. Parte da brincadeira pode ser justamente experimentar com as especiarias e os temperos característicos.

Uma última coisa, por ser uma receita muito antiga, com o tempo ela sofreu diversas mudanças e variações regionais, atualmente algumas nem mais levam especiarias, porém aqui pro blog fomos à busca de uma fonte confiável e tradicional, inclusive os biscoitinhos sendo nomeados como são chamados ao Norte da Europa, speculaas.

Ah! uma última nota, além de serem um lanchinho indispensável para o Papai Noel ou para consumo logo após a ceia de Natal, as speculaas, nossos biscoitinhos, são ótimos e versáteis como presentinhos de Natal, além de representarem muito bem essa época do ano.

 

🎄🎁Vamos a receita então? 🎁🎄

 

Biscoitinhos de Natal 🍪🥛

Em resumo, uma massa crocante, fofinho, com sabor intenso, doce na medida certa, as especiarias intensificam o sabor e dão aquele gostinho de Natal, talvez seja só o que está faltando nesse natal do faltou foco 😉 Esse ano foi a primeira vez que fiz mas com certeza voltarei a essa receita no futuro, é de muita qualidade.

Sobre as especiarias, apesar da receita eu não pude achar pimenta da Jamaica, porém vou pesquisar mais e descobrir onde poderia encontrar, mas mesmo sem ela a receita ficou muito boa! Não vejo a hora de tentar com a pimenta quem sabe alguns outros temperos como anis estrelado e pimenta branca.

Eu tive uma dificuldade com a massa devido a sua textura e maciez ela se tornou um pouco quebradiça, porém não vejo como problema uma vez que depois que sai do forno, não ouvi reclamações em relação aos biscoitinhos.

INGREDIENTES

  • 2 xícaras de açúcar mascavo  
  • 1 e ½ xícaras de manteiga
  • 4 xícaras de farinha de trigo  
  • 1 ovo, batido
  • 1 colher de chá de sal (a famosa pitada)
  • 1 colher de chá de fermento em pó
  • 1 colher de chá de canela em pó
  • ½ colher de chá cravo da índia, moído
  • ½ colher de chá noz moscada, ralada
  • ½ colher de chá pimenta da jamaica
  • ½ colher de chá gengibre, ralado ou em pó

INSTRUÇÕES

  1. Em uma vasilha média separada, misture todos os secos (farinha, as especiarias, fermento e sal).
  2. Bata a manteiga e o açúcar de forma a fazer um creme homogêneo, macio e aveludado, até o ponto em que a manteiga fique mais branca (chama-se blanchir, um nome bem gran fino, eu sei)
  3. Bata o ovo em separado e junte-o, batendo bem com a mistura de manteiga e açúcar
  4. Por fim, incorpore os ingredientes misturados no primeiro passo a mistura de manteiga, açúcar e ovos. (Essa é a parte que tudo isso vira uma massa coesa)
  5. Após meia hora (mínimo) de descanso na geladeira, corte ou molde os biscoitos da forma que preferir.
  6. Forno alto por 15-18 minutos para assar até eles ficarem douradinhos.
  7. Servir com um copo de leite (para melhor aproveitamento do bom velhinho)

Fonte: stnicholascenter.org/

(A tradução e os comentários engraçadinhos ficaram por conta do Gustavo)

Se você quer a versão bonitinha para imprimir e indicar pra todo mundo é só clicar aqui!

Como eu disse, por ser uma receita mais velha ela tem muitas versões e variações. Deixo indicadas aqui algumas outras que parecerem igualmente muito boas :

E essas são só algumas versões hein? Vocês conheciam essa receita? Já tem como tradicional do final de ano alguma versão das famosas bolachinhas caseiras? Se tem conta pra gente! Adoraria aprender mais uma receita e quem sabe mostro aqui pra galera do blog.

Até a próxima 🙂

COMENTÁRIOS

Não existem comentários

DEIXE SEU COMENTÁRIO