Qual é a formula certa para criar um sequencia de livros de sucesso? Bom, isso eu não sei, mas se fosse para opinar eu diria certamente que é originalidade e a presença de protagonistas  marcantes.

Tentando responder a essa pergunta resolvi separar 8 Títulos, alguns bem conhecidos, que conquistaram milhões de leitores ao longo dos anos.

Enquanto montava essa lista notei que todos já ganharam algum tipo de adaptação, mas esse não foi o critério de seleção, e sim os comentários e avaliações dos  leitores. As adaptações são apenas um reflexo do sucesso.

Vamos lá?

8 – Desventuras em Série

Foto: Reprodução\Tumblr

Essa é a grande obra de Lemony Snicket, e talvez a maior saga dessa lista, somando ao todo 13 livros!

A saga  narra a jornada dos três órfãos, que perderam os pais em um misterioso incêndio. A partir daí começam as desventuras dos Irmãos Baudelaire, que são passados de um tutor para outro ao mesmo tempo que buscam solucionar a misteriosa morte dos pais.  Eles  acabam se deparando com o estranho Conde Olaf, que mostra-se ser uma enorme pedra em seus caminhos.

A saga já virou filme trazendo Jim Carrey  como o grande vilão. E agora a Netflix está preparando uma adaptação em forma de série, que vai contar com o ator Neil Patrick Harris encarnando o Conde Olaf;

7 – Cronicas de Nárnia

Foto: Michelle’s Camera

Quando escreveu essa série de 7 livros infantis, C. S. Lewis  conseguiu transportar seus leitores para um mundo habitado por todo tipo de criatura magica e extraordinária. É impossível não ficar maravilhado com as descrições  de como é a vida em Nárnia.

Diferente dos outros, Nárnia não tem uma única historia, mas cada livro conta um pouquinho sobre  como as crianças vão descobrindo esse mundo mágico. Desde a sua criação que é da responsabilidade da majestosa juba de Aslam, até o seu fim. 

6 – Instrumentos mortais

Foto: Reprodução/Tumblr

A série de 6 livros, que na verdade é dividida em 2 trilogias, existe desde 2007 e foi escrita por Cassandra Clare.

Os três primeiros livros contam a historia da Clary Fray. Que após completar 16 anos vai a uma balada e presencia algo  inesperado, um grupo de jovens atacando e “assassinando” outros. Porém ao se espantar e avisar aos demais sobre o que estava acontecendo, ela descobre que era a única a estar vendo aquilo.

Com o desenrolar da historia, Clary descobre que na verdade ela faz parte de um grupo de Caçadores de Sombra, que têm como missão caçar demônios que vagam pela terra. E que sua mãe passou a vida lhe escondendo esse segredo. Mas parece que não deu muito certo.

Essa historia já ganhou adaptação para os cinemas, trazendo Lily Flynn como Clary, mas foi cancelada no segundo filme. Agora a Netflix está apostando na adaptação de Shadowhunters para seriado.

5 – Divergente

Foto: Blog Criativa Garota

Essa trilogia escrita por Veronica Roth, teve o seu primeiro livro publicado em 2011. A obra também conta com um livro extra, que reúne quatro contos sobre a vida do personagem Quatro (Tobias). 

Através destes livros somos apresentados a um futuro distópico onde Beatrice Prior precisa escolher a qual lugar irá pertencer. Isso porque a sociedade onde ela vive é dividida por  Facções: Abnegação para os altruístas, Erudição para os sábios, Franqueza para os sinceros,  Audácia para os destemidos e Amizade para os pacíficos.

Porém ao realizar seu teste vocacional, Tris descobre sua identidade divergente. Isso não só significa que ela se enquadra em mais que uma facção, mas também que não pode ser facilmente influenciada. Por conta disso, Divergentes são considerados rebeldes e  ameaçadores da ordem.

Tris passa a se esconder e lutar contra a perseguição liderada no principio por  Jeanine, que deseja também aplicar um golpe nas facções.

4 – Percy Jackson

Foto: herlovelyheart

Rick Riordan não sonhava muito em ser escritor na verdade. Ele é formado em História, e apaixonado por mitologia.

Percy  nasceu de histórias que ele contava para seu filho dormir.

Nessa saga de 5 Livros acompanhamos a vida de Percy Jackson, um pré-adolescente de 12 anos que  recebe a comprovação de que não é  um jovem comum, mas sim um Semideus Filho de Posseidon. Percy é obrigado a buscar abrigo no acampamento Meio Sangue, onde recebe treinamento e passa a conhecer mais sobre sua historia.

Rick também criou outras histórias relacionadas a mitologia e a mesclagem com vida comum. Como Magnus Chase, relacionada a mitologia nórdica e As cronicas dos Irmãos Kane que descobrem serem filhos de alguns deuses Egípcios.

Os fã das batalhas travadas pelo semideus  dizem que os filmes não foram tão justos assim com os livros. Mas na verdade quase nunca são mesmo né gente.

3 – Maze Runner

Foto: Perdida na Utopia

O primeiro livro de Maze Runner foi lançado em 2009, a saga escrita por James Dashner conta a trajetória de Thomas, que  após  acordar sem memoria em uma clareira cercada por um labirinto mutável, precisa descobrir mais sobre si mesmo e os outros garotos que estão ali com ele.

Com a chegada de Tereza, a primeira garota a subir pelo estranho elevador trazendo uma estranha mensagem, eles precisam decidir : Desvendar os perigos presentes dentro do labirinto, ou aguarda suas próprias mortes.

O segundo livro, Prova de Fogo, trás as justificativas dos mistérios impostos pelo primeiro. A Serie é composta por 3 livros, mais um spin off.

2 – Jogos Vorazes

Foto: Larissa Coutinho

A trilogia foi escrita por Suzanne Collins. E lá em 2012, quando passou a ser mais conhecida, já tinha vendido mais de 37 milhões de copias.

 A história se passa em uma sociedade dividida por distritos organizados por suas classes sociais e funções na sociedade.

Para “entreter” esses distritos, são realizados jogos de luta pela sobrevivência em memoria da revolta dos 13 distritos contra a capital, onde dois habitantes de cada são convocados. Os jogos são  financiado pelos mais ricos. Mas o que não passa de um reality show para uns, pra outros é um verdadeiro pesadelo.

Katniss Everdeen em um ato de bravura e amor se voluntaria para participar no lugar de sua irmã que havia sido escolhida.

Uma curiosidade: A autora não decidiu fazer uma trilogia logo de cara, isso só aconteceu depois, com o fim do primeiro livro, onde ela acreditava que a protagonista não se safaria tão fácil por ter feito o que fez. #SemSpoilers

 1 – Harry potter

Foto: Crescendo em flor

Harry Potter não teria como ficar fora da nossa lista, Lá por 2010 a saga do menino bruxo já havia vendido 400 milhões exemplares em todo o mundo, 3 milhões deles no Brasil. Hoje sem dúvida os números são bem maiores, porque esse universo continua a encantar muitas pessoas.

A saga é composta por 7 livros, em que os leitores acompanham não só o amadurecimento de Harry, mas também como o menino tem que se impor contra uma força do mal que ameaça o seu mundo, encarnada pelo bruxo das trevas Voldemort.

E o universo Hp não morreu, até hoje J.K Rowling continua a escrever mais sobre esse mundo que ela criou, e vocês podem conferir isso no site Potter More.

Mas se você acha que foi sucesso assim logo de cara está bem enganado. O livro foi recusado por 12 Editoras antes de finalmente ser levado a sério. 

Continua…

E aí? Gostou da lista? Qual desses títulos você já leu, ou tem vontade de ler? Deixe aí nos comentários. E fique atento, pois logo mais, terá uma lista com “As novas trilogias e Sagas que prometem Conquistar Você”.

Abraços e até mais!

 

COMENTÁRIOS

Os comentários estão fechados.