Aprendendo a Lidar com o ISO.
-

Foto: Valeria Schettino

Como eu já havia dito lá nos primeiros posts sobre fotografia aqui do blog, o ISO possui um função bem importante para câmera em certas situações: Ele consegue trazer mais luz para a imagem, caso a abertura do obturador e diafragma não sejam o suficiente. Ou quando simplesmente se espera conseguir um melhor efeito com o diafragma mais fechado e um tempo menor de exposição.

A função do ISO é controlar sensibilidade do sensor da câmera à luz. E quanto maior a sua classificação maior a sensibilidade.

Em muitas câmeras analógicas, essa função é conhecida como ASA. Para mudar a sensibilidade, é (era) preciso trocar também o tipo de filme usado. As Câmeras Digitais obviamente, te permitem usufruir dessa função mais facilmente.

O único “problema” é que o ISO costuma causar certos chiados na imagem, o que pode chatear algumas pessoas que amam fotos em perfeitas resoluções, porém, isso se resolve facilmente deixando-o em sua menor numeração: 100.

Mas calma, porque na verdade a função ISO pode se tornar seu maior aliado no mundo da fotografia.

Com ele você consegue causar efeitos comuns em câmeras analógicas. Criar senários dramáticos, sentimentais e até mesmo misteriosos. E o eu te garanto e a foto continuará incrível.

Tudo o que você precisa aprender a fazer é encontrar o equilíbrio certo, com a pratica você começa a descobri quando o ISO precisa, pode ou deve ser usado. Um exercício bem legal para esse treino é buscar fotografar em lugares com pouca luz. Com isso você também treina o controle-o sobre o obturador e diafragma.

Pra se inspirar: Algumas fotos com Ruídos/Chiados que estão em harmonia com as imagens.

cone jewels

Foto: Zuzana Hábeková

Untitled

Foto: SamAlive

Foto: Tamara Álvarez

Também existe o “falso ruído”, aquele que você põe nas fotos de proposito através do editor de imagens em busca de um visual. Mas isso já é assunto para outro post.

fotografiamenor

COMENTÁRIOS

Não existem comentários

Os comentários estão fechados.