O planejamento da decoração pode vir a se tornar um desapontamento quando percebemos que todas as inspirações que coletamos talvez não se encaixem bem em um lugar pequeno. Mas calma, isso não te impede de criar um ambiente legal, mesmo nessas condições.

O segredo está em olhar além do espaço, aproveitando cada canto com sabedoria e sem limitar o a área de circulação.

E como este é um assunto que também me interessa, resolvi pesquisar algumas ideias que podem ser facilmente aplicadas, e que devem ser levadas em conta durante a criação de um ambiente. 😀

Salas

Sofás

Em geral, as salas costumam ser um lugar para reunir e também para relaxar, o que pode as vezes acabar não dando muito certo caso você ou as outras pessoas se sentam sufocadas pelos móveis.

Para lugares pequenos, móveis flexíveis são sempre bem-vindos, inclusive em acomodações. Por isso a escolha de um sofá modular pode vir bem a calhar, te permitindo organizar e delimitar melhor o espaço.

O sofá também pode ser outra peça coringa na acomodação. Por exemplo o sofá-cama que apresenta duas funções  e não ocupando  o mesmo espaço durante o dia.

Estantes ou Racks?

Isso irá depender do seu gosto, no entanto, racks costumam ocupar menos espaço, além de causarem a impressão de área aberta por deixarem as paredes a amostra, não limitando nosso campo de visão.

Cozinhas

Cozinhas Adequadas

A um tempo atrás eu fiz por aqui um post sobre 3 tipos de cozinhas e em que espaço cada uma pode ser melhor aproveitada.

Seu objetivo deve ser criar uma área funcional, que atenda suas necessidades e tenha também uma boa forma de armazenamento. E já que a cozinha costuma ser um lugar de muito movimento, espaço para se locomover é algo fundamental.

Leia o post aqui.

Área para Refeições

Em cozinhas pequenas que também funcionam como locais para refeição, por uma mesa no centro não é o mais recomendado, porém encontrar um canto para acomodá-la irá te garantir uma melhor circulação, além de te permitir usar bancos (estofados ou não) na medida certa, que poderão acomodar um numero maior de pessoas.

Moveis Flexíveis

Não se engane moveis dobráveis também podem dar um toque personalidade ao local. Usar esse tipo de cadeiras e mesas te proporcionará lugares vagos, já que elas podem ser montadas apenas em seu momento de uso, e depois facilmente desarmadas. Hoje em dia você pode  encontrar essas peças em diferentes materiais, cores e tamanhos, e também com outras funções como as mesas expansivas.

Quartos

Camas Baú

Em geral, os quartos costumam ser tomados pelos comprimentos das camas e dos armários, por isso assim como em todos os outros cômodos citados a cima, a funcionalidade é o ponto chave.

Apesar do nome, nem todas as camas Box apresentam um fundo falso para armazenamento. Alguns costumam chamar esses modelos de “Camas-Baú”, devido sua abertura.

Esse compartimento a mais é ótimo para reduzir o volume de coisas nos armários, ou então para guardar aquilo que é pouco usado.

O leque de variedades não se restringe a isso. Camas com gaveteiros, dobráveis, camufladas em armários, e como já citado “os sofás camas”, podem ser ótimas escolhas .

Armários ou Cômodas

Assim como os racks as cômodas irão ocupar menos espaço visualmente. Porém quando comparadas com os armários, elas perdem na capacidade armazenamento, caso você tenha muitas coisas para guardar.

Sobre os armários, optar por modelos com portas corrediças lhe ajudará a evitar o choque com objetos durante a abertura, o que algumas vezes pode inclusive atrapalhar em uma abertura completa.

Uma forma de evitar que os armários tomem muito espaço visual, e causem aquela sensação de dominância sobre o quarto, é manter o móvel em cores neutras ou que se harmonizam com ambiente. Além disso você pode optar por moveis planejados, ou usar as paredes como aliadas.

Dicas Gerais

Ambientes mais claros e bem iluminados ajudam a criar uma sensação de espaço e conforto. Mas isso não significa que você não possa utilizar cores marcantes, elas são bem vindas desde sejam equilibradas com o restante do local.

Tome cuidado para não acumular ou amontoar objetos, busque deixar tudo organizado e mantenha só o necessário, isso vale tanto para os móveis como para itens pessoais e peças de decoração.

Eu espero que este post tenha lhe ajudado de alguma forma! Curta a nossa Fan Page para ficar por dentro das novas postagens por aqui!

Aquele Abraço! E até mais.

 

COMENTÁRIOS

Não existem comentários

Os comentários estão fechados.