Cinema: Apaixonado por Found Footage

Found Footage é o nome dado á um estilo de filmagem que surgiu por volta dos anos 80. Inicialmente muito popular em filmes de terror. Porém, com o tempo a técnica se espalhou por outros gêneros cinematográficos, atraindo assim a atenção de diferentes tipos de pessoas, que assim como eu, não se familiarizam tanto com terror.

A pratica surgiu da mente de Ruggero Deodato em seu Holocausto Canibal (1980). E pode-se dizer que a técnica funcionou, não só porque resiste ao tempo e é cada vez mais desenvolvida por diretores como Oren Peli, em Atividade Paranormal, mas também porque o próprio Holocausto Canibal chegou a ser banido por muito tempo em diversos países, e o diretor chegou a ser preso acusado de ter apresentado imagens de um massacre supostamente real. (Colaboração: Gusta Sivi)

Mas o que caracteriza exatamente um Found Footage?

As imagens em estilo documentário amador, são capazes de dar uma diferente visão da historia apresentada. Outro fator interessante é o aparecimento do cinegrafista conduzindo a câmera. Vez por outra são postos em frentes a um espelho. Tudo para convencer o telespectador que se trata realmente de uma filmagem feita por um dos personagens.

Eu particularmente, gosto da falta de enquadramento em algumas cenas, ou até mesmo dos tremores nas imagens. Detalhes típicos de uma filmagem amadora.

3 Found Footages que eu curti:

 

Projeto X – Uma Festa Fora de Controle

 

Este Besteirol foi lançado em 2012, e foi a primeira comédia a adotar este estilo de filmagem.
O filme documenta a vida de três amigos: Thomas (Thomas Mann), Costa (Oliver Cooper) e JB (Jonathan Daniel Brown). Que fazem parte da minoria “estranha” da escola. Em busca de criar algo memorável que possa melhorar suas reputações,  Costa acaba por transformar a festa de aniversário de Thomas em algo completamente sem limites. No filme as imagens são captados por Dax (Dax Flame).

“O filme foi inspirado na festa realizada por Corey Worthington, na Austrália, que reuniu cerca de 500 pessoas e causou um prejuízo de 20 mil dólares em danos materiais.” Fonte: obutecodanet.

 

Poder Sem Limites

 

Chronicle (titulo Original) Também foi lançado em 2012. E é considerado o primeiro Found Footage do gênero Super Herói.
Andrew (Dane DeHaan) é um garoto introspectivo, cheio de problemas em casa, e uma câmera com a qual faz  vídeos diários. Sua vida muda quando ele junto com seu primo Matt (Alex Russell) e o popular Steve (Michael B. Jordan), ganham poderes e habilidades conhecidas como telecinesia, após serem expostos a radiação de um estranho meteorito. O filme aborda temas como Responsabilidade e Auto-Controle, além de bullying e apoio familiar.

A sequencia para o filme já está sendo roteirizada. No entanto não há nenhuma data de entrega prevista.

 

Projeto Almanaque

 

Lançado em 2014.
David (Jonny Weston) é um adolescente brilhante que sempre conta com a ajuda de sua irmã Christina (Virginia Gardner) e seus amigos Quinn (Sam Lerner) e Adam (Allen Evangelista), para resolver problemas e alcançar metas. Os quatros jovens acabam se deparando com uma maquina do tempo deixada pelo pai de David no porão, e se empenham em concerta-la. Com isso acabam por envolver Jessie (Sofia Black D’Elia). Juntos eles decidem mudar algumas coisas, se defender de algumas pessoas, e criar momentos inesquecíveis. Mas tudo isso acaba por trazer más consequências.

Estes são só alguns dos muitos found footages fora do gênero terror que você pode encontrar por aí. Se você está afim de conhecer um pouco mais sobre cinema, e explorar diferentes gêneros cinematográficos, preparamos um Desafio de 52 semanas que pode te ajudar com isso. Você é bem vindo para participar e compartilhar suas experiencias com a gente.

COMENTÁRIOS

Não existem comentários

Os comentários estão fechados.