A Bienal do Livro de São Paulo começa amanhã! Mas ainda dá tempo de se programar, e recolher algumas dicas de como aproveitar o evento da melhor forma possível. E para isso você pode contar com a minha ajuda.

Esta será minha primeira bienal do Livro, e por conta disso eu quero que ela seja a melhor possível, evitando todas aquelas situações chatas que só quem é novato entende.

Pesquisei por diversos lugares da internet dicas que pudessem me ajudar com isso. Agora vou compartilhar com vocês aquelas que eu acredito ser as mais úteis, muitas das quais também vou por em pratica.

 

Manual de Sobrevivência

Visitantes

Se você está se programando para passear por lá é bom que saiba de uma coisa: Praticamente todos os veteranos de bienal relatam que os fins de semana costumam ser os dias mais cheios. Por conta disso, escolher ir no meio da semana pode lhe render um maior aproveitamento.

Mas tenho uma dica extra: Consulte a agenda do evento antes de escolher o seu dia para visita. Muitos influenciadores foram postos para falar durante a semana, e costumam carregar uma enorme legião de fãs com eles.

Consumidores

Se você está pensando que será fácil voltar para casa e completar uma estante com livros, é melhor saber que: Muitos visitantes relatam que os descontos por lá nem sempre são vantajosos nos primeiros dias. Mas a partir do fim da segunda semana muitas editoras começam a fazer queimas de estoque.

Outra dica valida é buscar ofertas em estandes de distribuidoras e livrarias, pois suas tabelas de preço costumam ser distintas, além de contar com uma boa variedade de selos.

Reserve uma bolsa, ou uma pequena mala com rodinhas para não sofrer com o peso dos livros.

Exploradores

Se você é do tipo que não para e passa o evento de baixo para cima procurando atrações, tenho um concelho: Nada melhor do que se programar, anote em um bloquinho ou em seu celular aquilo que você gostaria de ver ou fazer.

Para ficar ainda mais fácil, a bienal desenvolveu um aplicativo que contém toda a agenda, além do mapa com a localização de todos os pontos. Você pode baixar gratuitamente.

Leitor que é fã

Tudo o que o fã quer é distribuir o seu amor para quem o inspira, mas calma, terá muita gente lá disposta a fazer o mesmo. Dica: Apesar das senhas deste ano terem sido distribuídas online, elas não apresentam sequência exata para ser seguida – Ou seja, você será atendido conforme a sua posição na fila.

Caso você não tenha conseguido senha para autógrafos, calma, as palestras dadas pelos autores são abertas ao público. Você ainda poderá ficar pertinho de quem você admira, basta chegar um pouco mais cedo ao local :D.

Dicas que valem para Todos

Ingressos Antecipados

Compre os ingressos antecipadamente. Isso irá lhe privar de encarar a extensa fila da bilheteria, fazendo com que você entre um pouco mais rápido que as demais pessoas. Os valores dos ingressos variam com o dia da semana. São obviamente validos para apenas um dia, mas não são vendidos por datas e sim por períodos.

Você pode realizar a compra antecipada pelo site.
Ou então consultando um dos postos de venda.

Dinheiro e não Cartão

Andar com cartão de credito é muito mais cômodo, mas nesse caso nem todas as empresas aceitam o uso do cartão, além de que as maquinas podem acabar perdendo o sinal devido à sobrecarga por uso.

Alimentação

O pavilhão conta com praça de alimentação, porém as refeições reforçadas costumam ser um pouco mais caras. Se você não está disposto a gastar tanto e não pretende passar um longo período dentro do evento, pode levar algo para comer.

LEVE UMA GARRAFA COM ÁGUA. Assim poderá se manter hidratado durante o dia, e encarar as filas dos bebedouros apenas para reabastecer.

Transporte

Se você depende do transporte público para chegar até o Parque Anhembi, é bom saber que a organização disponibilizou transporte gratuito, que ligará o evento até a estação Tietê (Metrô linha Norte-Sul). Que também está disponível para o Terminal Rodoviário e estação da Barra Funda (Linha Leste-Oeste) nos finais de semana.

Estes ônibus funcionam a partir de uma hora antes da abertura, até uma hora depois do fechamento.

Mais informações sobre transporte, estacionamento e localização.

Abraços. Até mais!

COMENTÁRIOS

Não existem comentários

Os comentários estão fechados.