Hey!

Logo quando comecei a me interessar por fotografia passei a fazer varias pesquisas e tentar praticar tudo o que estava ao meu alcance, eu já contei um pouco sobre isso aqui. Essa minha curiosidade também rendeu alguns posts aspirantes.

Se você sonha em levar a fotografia a sério, ou então aprofundar-se por hobby, existem conceitos básicos que são sempre bons manter em mente.

Por isso hoje vou falar sobre coisas que não são nenhum segredo, mas fazem uma enorme diferencia quando são postas em praticas.

Luz

Pode parecer algo bobo para se explicar, mas a iluminação e a fotografia andam de mãos dadas. A luz pode ter grande influencia no foco, na qualidade, e no resultado final.

Melhores horários para fotografar:

As melhores horas são sempre aquelas em que o sol não se encontra tão alto ou sobre a sua cabeça. Ou seja, de manhã do nascer sol até as 10 horas da manhã (no máximo), e de tarde, das 16 horas até o por do sol.

Apostar em iluminação natural é sempre muito bom, mas quando falamos em retratos ao ar livre o sol próximo do meio dia pode proporcionar sombras indesejadas abaixo dos olhos e do queixo, trazendo um aspecto ruim para a imagem.

O mesmo vale para iluminação artificial. Procure não se posicionar muito abaixo de uma iluminaria.

Como segurar uma câmera?

Ninguém irá te repreender por posicionar uma câmera de forma errada (pelo menos eu acho que não). No geral não há nenhuma regra, mas existe um jeito que te garantirá melhor estabilidade na hora de fotografar.

Dicas que valem para câmeras semi-profissionais em diante:

  • Com os cotovelos juntos, apoiados sobre o tórax.
  • Mantendo sua mão esquerda abaixo da lente.
  • Se sua câmera possuí viewfinder o jeito certo de usá-lo é segurando a câmera bem próxima ao seu rosto, mirando o visor com o olho de preferência (costuma-se usar o lado direito).
  • Pernas levemente abertas também lhe darão estabilidade.

Enquadramento – Regra dos Terços

O enquadramento é forma de organizar os elementos da imagem de acordo com o espaço que a câmera lhe fornece. Para isso você pode utilizar a “grade” (ou grelha em alguns modelos) que é composta por 9 espaços que dividem a imagem.

Ao organizar e dividir a imagem em blocos você ganha espaço para a composição e apresentação do cenário ou ocasião, conduzindo o olhar de quem de quem visualiza a imagem á explorar o que lhe é apresentado.

Ponto de Ouro

O Objetivo é que o assunto que você deseja destacar fique posicionado onde essas linhas se cruzam, pois são onde nosso olhar faz uma busca por maiores detalhes e referencias. Em retratos o lado esquerdo superior é considerado o de maior destaque (Segundo algumas pesquisas.)

Espero que vocês tenham gostado das dicas. Até logo mais!
Abraços

COMENTÁRIOS

Os comentários estão fechados.