Aproveitando que hoje (08 de março) está sendo comemorado o dia internacional da mulher, iremos mais um vez juntar o útil a agradável, com mais um guia para o nosso desafio cinematográfico.

O item como o título do post já sugere é indicar “Filmes dirigidos e roteirizados por Mulheres”. No entanto a dinâmica para hoje será um pouco diferente, ao invés de uma lista de filmes irei destacar alguns dos muitos nomes femininos que ganharam espaço no meio cinematográfico.

Mas caso você queira fazer sua própria pesquisa ou não se interessar por nenhum desses nomes, relaxe. Em uma breve pesquisa sobre “Diretoras de Cinema e Roteiristas Mulheres” uma lista de tamanho considerável se abrirá para você.

Vamos as dicas?

DIRETORAS DE CINEMA

Ava DuVernay, (Americana, 1972)

Foto: Reprodução – Ava DuVernay

A Diretora e produtora americana Ava DuVernay, atualmente com 44 anos, é a responsável pela execução de filmes impactantes como “Selma – Uma Luta pela Igualdade” e o documentário “A 13ª Emenda“. Em seu currículo outras produções como Queen Sugar , Middle Of Nowhere e a direção de um episódio de Scandal também aparecem. Ela aparece como aliada de muitas causas sociais, além de lutar pela valorização da história de da cultura Afro-americana.

Catherine Hardwicke ( Americana, 1955)

Foto: Reprodução – Catherine Hardwicke

Catherine Hardwicke é uma diretora experiente que já entregou seu olhar para longas bem conhecidos como “A Garota da Capa Vermelha“, “Aos Treze“, “Crepúsculo” e ao drama “Já estou com saudades“. Catherine também já dirigiu para alguns seriados como Eye Candy e Reckless.

Lone Scherfig (Dinarmaquesa, 1959)

Foto: Reprodução – Lone Scherfig

Lone Scherfig é diretora e roteirista, e conta com uma longa lista de filmes que carregam o seu nome. Entre eles estão “The Roit Club“, “Educação“, e a adaptação de “Um Dia“, além de “Meu Irmão Quer Se Matar” e “Hjemve – Lar Doce Lar” dos quais ela também roteirizou.

Gina Prince Bythewood (Americana,1969)

Foto: Reprodução – Gina Prince Bythewood

Gina Prince Bythewood também trabalha com direção e roteiro, e falei um pouco sobre ela recentemente por aqui. Seu ponto forte é o romance, e entre as histórias que receberam o seu toque de direção e roteiro estão “Nos Bastidores da Fama“, e “A Vida Secreta das Abelhas“. Gina também roteirizou o filme “Antes Que Eu Vá“.

Anna Muylaert (Brasileira, 1964)

Foto: Reprodução – Anna Muylaert

O cinema brasileiro também conta com uma extensa lista de grandes diretoras, mas na atualidade Anna Muylaert tem ganho um certo destaque. Ela também já roteirizou filmes conhecidos como “O Ano em que Meus Pais Saíram de Férias“. Em suas direções estão títulos premiados – até mesmo internacionalmente – como “Que Horas Ela Volta?“, “Mãe Só Há Uma” e “Chamada a Cobrar“.

Angelina Jolie (Americana, 1975)

Foto: Reprodução – Angelina Jolie

Angelina Jolie é um nome que dispensa muitas apresentações, porém ainda existem pessoas que não conhecem o lado produtora desta atriz. Sua direção já lhe garantiu uma indicação ao Oscar nesta função, através do filme “Unbroken – Incrível“. Em sua lista de direções também estão “By The Sea – À Beira Mar” onde ela atuou ao lado de seu ex-marido Brad Pitt, e “Na Terra de Amor e Ódio“, sua primeira direção.

MULHERES ROTEIRISTAS

Brit Marling (Americana, 1982)

Foto: Reprodução – Brit Marling

O nome da produtora e roteirista Brit Marling reacendeu após sua produção na Netflix, The OA, alcançar um grande público. Porém Brit conta com uma grande lista de atuações, produções e roteiros em seu currículo. Entre eles “O Sistema“, filme que tem o seu roteiro mas recebeu a direção de Zal Batmanglij, além de “A Seita Misteriosa” e “A outra Terra“, todos com também com sua atuação.

Linda Woolverton (Americana, 1952)

Foto: Reprodução – Linda Woolverton

Sua infância provavelmente foi acompanhada por algum roteiro de Linda Woolverton. Isso porque ela é responsável por grandes enredos infantis e juvenis como “A Bela e a Fera“, “Malevola“, “Alice no pais das maravilhas“, “Alice Através do Espelho” e “O Rei Leão“.

Jane Goldman ( Inglesa, 1970)

null

Foto: Reprodução – Jane Goldman

Jane Goldman é roteirista e produtora, e está no coração de todos os geek e admiradores de ação. Seu nome está atrelado a filmes como X-Men: “Primeira Classe“, “X-Men: Dias de um Futuro Esquecido“, “Kingsman – Serviço Secreto“,” Kick Ass – Quebrando Tudo” e o suspense “A Mulher De Preto“.

Tina Fey ( Americana, 1970)

Foto: Reprodução – Tina Fey

Tina Fey é uma das maiores mulher humorista americana. Sua versatilidade parece não ter fim: Ela é atriz, produtora, diretora e roteirista, como se não bastasse, sua lista de trabalhos conta com mais de 25 títulos. Apesar de aparecer mais como atriz e diretora para seriados, Tina roteirizou filmes famosos como “Meninas Malvadas” e colaborou como produtora para “Uma repórter em Apuros” e “Irmãs“, nos quais ela também atua.

Apesar desta lista acabar trazendo um grande numero de profissionais americanas, a intensão do post não foi valorizar apenas mulheres dessa nacionalidade. A escolha dos nomes se deu pela popularidade e acessibilidade às obras. Espero que possa ter contribuído não só para o desafio, como também para o conhecimento de vocês.

Parabéns à todas as Mulheres!
Abraços! E até.

COMENTÁRIOS

Não existem comentários

DEIXE SEU COMENTÁRIO