Nos últimos anos o numero de pessoas interessadas em algum tipo de literatura passou por um crescimento significativo no Brasil. Mas ainda existe uma certa relutância quando os assuntos são livros Clássicos. Talvez porque esse grupo de  novos leitores são de imediato apresentados aos livros contemporâneos, o que não é ruim.

Ter conhecimento sobre obras mais antigas pode ajudar você a por exemplo entender alguns fatores que influenciaram os novos escritores e a sociedade atual. E uma forma de ter esse contato pode ser através das HQs.

Essas adaptações não substituem as obras originais, no entanto suas releituras são sempre bem carregadas de emoção e detalhes.

Sem contar que grande parte das pessoas começam a ler através das historias em quadrinhos. E o amor por esses traços se estende por toda a vida.

Chega de enrolar! Essas são as três adaptações que me chamaram a atenção:

DOM CASMURRO

Titulo: Dom Casmurro – Machado de Assis
Editora: Ática
Ilustrador: Rodrigo Rosa
Roteirização: Ivan Jaf

As memorias do solitário Dom Casmurro conduzem a historia, nos apresentando sua juventude, a relação com sua mãe, as incertezas de qual caminho seguir, sua paixão pela enigmática Capitu, e todos os fatores que o levam a se auto analisar, descobrindo como pode ter acabado tão sozinho.

ORGULHO & PRECONCEITO

Titulo: Orgulho & Preconceito – Jane Austen
Editora: Nemo
Ilustrador: Robert Deas
Roteirização: Ian Edginton
Tradução: Fernando Variani, Gregório Bert

Elizabeth e suas quatro irmãs são proibidas de herdar a herança de seu pai pelo fato de serem solteiras. Aparentemente a única forma de garantir os seus direitos é através do casamento que lhes dará estabilidade financeira. Entretanto Elizabeth acredita que deve se casar apenas por amor. Criando um grande dilema em sua vida.

HAMLET

Titulo: Hamlet – William Shakespeare
Editora: Nemo
Ilustrador: Alex Shibao
Tradução e Roteirização:  Wellington Srbek

O Príncipe Hamlet parte em uma busca por vingança e justiça após a misteriosa morte de seu pai. A adaptação para os quadrinhos tem base no texto original que conta com a grande reflexão sobre a vida e o comportamento dos seres humanos.

#

Durante a minha pesquisa encontrei inúmeras Adaptações de Frankenstein (Mary Shelley), e confesso que não consegui selecionar apenas uma para ser citada na lista. Existe uma variedade enorme de historias a serem exploradas, e na certa trarei mais algumas em uma próxima vez.

Espero que vocês tenham gostado das indicações. Me conte se você já leu alguma adaptação desse tipo, e qual historia gostaria que fosse vertida em HQ.

Abraços!
E até mais

COMENTÁRIOS

Não existem comentários

Os comentários estão fechados.