Estamos vivendo em uma época em que as opiniões e atitudes das “celebridades virtuais” causam um forte impacto entre as gerações de seguidores. As plataformas de entretenimento livre ganham mais espaço a cada dia, e uma das formas encontrada para criar uma maior aproximação entre o publico e o gerador de conteúdo é através dos livros.

O que na minha opinião não acaba sendo um total desperdiço, já que muitos depositam concelhos e historias que fazem com que seus leitores se identifiquem com as situações. Por outro lado vemos a exploração desse artificio para simplesmente promover algumas pessoas.

Em um outro lado nos deparamos com jovens escritores, cheios de energia e imaginação que encontram na escrita formas de se expressar suas mensagens ou paixões – além de criarem um incentivo à leitura.

Por isso resolvi selecionar 6 Livros de Ficção escritos por Blogueiros ou Youbers.

Blasfêmia – Pathy dos Reis e Maria Carolina Passos

Pathy dos Reis é uma youtuber icônica que foi descoberta pelo canal galo frito, hoje ela mantém um canal particular mas não deixou o humor de lado. Porém foi dessa mente que saiu Blasfêmia, um suspense aterrorizante escrito em conjunto com sua amiga/roteirista de seu canal Maria Carolina.

O livro conta a historia de Clarie, uma jornalista que se vê obrigada a voltar para sua cidade natal, Salina, situada no interior dos Estados Unidos. Logo no meio do caminho ela recebe a intrigante noticia partida do radio, um assombroso assassinato de um jovem de 17 anos, que a remete à morte de seu irmão em circunstancias parecidas, o que acabou por chocar toda a cidade e desconstruindo sua família.

 Azeitona – Bruno Miranda

Bruno mirando iniciou seus trabalhos pela internet como boocktuber, com o canal Minha Estante. Tempo depois passou a criar um conteúdo através do Bubarim, discutindo diversos temas sempre com muito humor.

Recentemente publicou o seu primeiro livro, Azeitona, que conta com sua visão engraçada para criar situações.

O livro conta a historia de Ian, um adolescente de 16 anos que foi praticamente criado por sua irmã, e por conta disso sente que precisa de alguma forma retribuir isso para ela. E é exatamente na sala de espera de um consultório que a chance lhe é apresentada – participar de um reality show de adolescentes que estão esperando um bebê, por um bom cachê. Ian acaba por convocar Emília, uma jovem com a qual não tem nem sequer muito contato para lhe ajudar com isso. Porém além de não serem um casal, Emília também não está gravida.

Por Que Indiana, João? –  Danilo Leonardi

Danilo ficou conhecido através do canal Cabine Literária, que era formada por uma equipe que apresentava e discutia assuntos relacionados a livros e cultura. Hoje em dia ele também trabalha em um canal particular que leva seu nome.

Por que Indiana,João? foi seu livro de estreia e conta a historia de um jovem – João – que precisa lidar todos os dias com os insultos dos garotos da escola, e a indiferença da parte das meninas. Cansado de ser tão humilhado, acaba por reagir ao ataque de um de seus provocadores, seu golpe de sorte consegue derrubar o valentão. O garoto passa a ser vangloriado e admirado por muitas pessoas através disso. João passa a analisar as consequências de seus atos sob as outras pessoas, trazendo uma reflexão sobre o Bullying.

De Volta Aos Quinze – Bruna Vieira

Este foi o primeiro livro de ficção escrito pela blogueira Bruna Vieira, que passou a ser conhecida através do seu blog Depois dos Quinze, e faz parte de uma série que já possui 2 volumes publicados.

A historia nos apresenta Anita, uma mulher de 30 anos que vive uma vida completamente diferente da sonhada e planejada por ela anos atrás. Certo dia ela acaba se deparando com seu computador ligado e aberto na pagina de seu blog nos tempos de sua adolescência. Assim Anita entra em uma viajem no tempo que a leva de volta para seus 15 anos, lhe fazendo reviver a adolescência com a mente de uma adulta. Em meio a essa loucura ela irá descobrir que tentar acertar certas coisas do passado podem lhe render péssimas consequências no futuro.

O Amor Nos Tempos de #Likes – Bel Rodrigues, Pam Gonçalves, Pedro Pereira e Hugo Francioni

O livro foi lançado a pouco tempo e é composto por três contos que exaltam o amor e as relações nos tempos que vivemos, tomando como inspirações clássicos da Literatura. Seus Altores são todos boocktubers.

Pam inspirou-se em Orgulho e Preconceito, contando a historia da Liz, uma youtuber famosa que esta indo vistar sua família que não lida muito bem com sua profissão, e de Willian um empresario que lida com grandes responsabilidades desde muito cedo, causa da morte de seus pais. Os dois se esbarram durante a viagem mas o primeiro contato não se mostra nenhum pouco amigável.

Bel baseou-se em Dom Casmurro, criando Madú, uma jovem que acabou de sair de um relacionamento abusivo além de passar por conflitos com uma amiga que passou a se envolver com seu ex-namorado. Madú resolve tirar um tempo para si mesma, e decide realizar uma viagem para Búzios, onde acaba por se envolver em um encontro as escuras.

E por fim Pedro e Hugo em conjunto criam algo partindo de Romeu e Julieta, um relacionamento à distancia entre dois jovens, Julho e Ramon. que se conheceram através de um gosto em comum. Após se apaixonarem os dois precisaram aprender a lidar com a distancia e o desejo de se verem.

Traços – Eduardo Cilto

Traços é até então o lançamento mais quentinho dessa lista, pois entrou em pré-venda esta semana. O livro foi escrito por Eduardo Cilto, booktuber responsável pelo canal Perdido nos Livros, onde sempre resenha suas leituras com bom humor, carinho e sinceridade.

O livro nos conta a historia de Matheus e Beatriz, dois adolescentes de uma cidade pequena que acabam interagindo com um ritual mistico não muito confiável. Ao fim Beatriz recebe a mensagem de que precisa fugir para São Paulo em busca do seu verdadeiro destino. Os dois amigos embarcam juntos com pouco dinheiro no bolso, nessa viagem que promete lhes fazer repensar seus laços causando uma busca por autoconhecimento.

Essas fora as indicações de hoje, eu acredito que todas sejam ótimas leituras, eu mesmo estou com vontade ler muitas delas. Se você conhece algum livro que se encaixe nesse tema e que não entrou na lista, conta aqui nos comentários pois quero saber.

Abraços! E até mais.

COMENTÁRIOS

Não existem comentários

Os comentários estão fechados.