Então é o décimo dia dessa aventura natalina! Já tivemos decorações, livros, clássicos, app, etc.. E o que temos pra hoje?!

FILMES!

É claro que dezembro não seria completo sem uma maratona de filmes, longas horas entretidas em todo o tipo de filmes, dos clássicos de drama aos suspenses e comédias mais modernas, filmes de fim de ano existem para todos os gostos, inclusive existem para aqueles com gostos variados. Pensando em todos vocês a maratona de hoje é aberta para escolher como montá-la.

Funciona assim: Separamos 4 dos gêneros mais populares, e sob cada gênero dois filmes comentados e mais alguns que indicamos como ótimas opções de entretenimento. Eai? Por onde você vai? Prefere filmes de um gênero só ou varia na escolha?! De qualquer jeito vem com a gente pra essa maratona.

 

🎄🎄🎄🎄🎄

DRAMAS

Nesta categoria estão alguns dos filmes mais clássicos de natal, sempre referenciados e reverenciados pelo próprio cinema. Alguns são enormes produções com os mais altos astros de suas épocas, outros são menores porém não deixam de reunir os atores mais cultuados de cada momento. Para os mais antigos, é impressionante ver a capacidade deles de emocionar as novas audiências após tantos anos e para os novos é muito interessante ver como seguem o passo dos outros e se tornam clássicos modernos.

 

De ilusão também se vive (George Seaton, 1947) ⭐

Pra começar bem, um dos clássicos eternos e imortais de filmes natalinos. Ele nos coloca a questão: E se aquele velhinho vestido de Papai Noel fosse mesmo o Papai Noel? Ou seria somente um homem louco que acredita ser o Papai Noel? O diretor brinca com essas questões enquanto se desenrola na tela um drama passado em uma loja de departamento na qual o Papai Noel contratado, Kris Kringle (Edmund Gwenn) se diz mesmo o bom velhinho, mas sua chefe Doris Walker (Maureen O´Hara) o taxa de louco. Seria Kris capaz de provar que é o verdadeiro Papai Noel?

 

Noite de Ano Novo (Garry Marshall, 2011) ⭐

Muitas vidas estão acontecendo nesse exato momento, não poderia ser diferente na noite de Ano Novo. O filme busca contar como a vida de diferentes pessoas é marcada por esse evento único para muitos.

Da dificuldade em cuidar de um dos maiores símbolos da passagem na Times Square, o empenho para concluir metas antes que o ano termine, o esforço para reencontrar um antigo amor, e até mesmo uma corrida pelo prêmio de primeiro nascimento do Ano. As histórias se cruzam nesse emaranhado que chamamos de vidas.

Outros!

A felicidade não se compra (Frank Capra, 1947)

⭐Natal Branco (Michael Curtiz, 1954)

⭐Simplesmente amor (Richard Curtis, 2003)

⭐Feliz Natal (Christian Carion, 2005)

 

      🎄🎄🎄🎄🎄

🎁COMÉDIAS🎁

Os novos clássicos se concentram aqui. Eu não faço idéia do porque, mas nos anos 90 foram produzidos muitos do mais divertidos filmes de natal. Inclusive nos já falamos de alguns deles AQUI. São esses as grandes apostas de público, porque são capazes de entreter a toda família e geralmente contam com caras bem conhecidas, e orçamentos mais altos.

 

Esqueceram de mim (Chris Columbus, 1990) 🎁

É bem difícil não conhecer a história de Kevin Mccalister (Maccaulay Culkin) deixado em casa durante o natal. Ele tem que se esforçar e se desdobrar pra escapar de bandidos que tentam invadir a casa. E absolutamente não se comportar até a volta dos seus pais.

Acho que é possível fazer uma maratona só com o tema “esqueceram de mim“, tal foi o impacto deste filme. Obrigatório ver e rever nessa época do ano.

 

Um Natal Brilhante (Joe Whitesell, 2006) 🎁

Esse é uma das comedias mais divertidas que já se produziu pra época de festas. Os vizinhos Steven Finch (Matthew Broderick) e Buddy (Danny Devito ícone) declaram uma verdadeira guerra ao competir por quem terá a casa mais decorada, que inclusive possa ser vista do espaço. É uma seqüência de sabotagens incrível que merece ser vista e conversa bem com “Esqueceram de mim” e sua temática

Outros!

🎁O natal dos Muppets (Brian Henson, 1992)

🎁Os Fantasmas contra atacam (Richard Donner, 1988)

🎁Menores desacompanhados (Paul Feig, 2006)

🎁A última ressaca do ano (Josh Gordon e Will Speck, 2016)

 

      🎄🎄🎄🎄🎄

❄ANIMAÇÕES❄

Não há como negar, as animações natalinas estão cada vez mais deslumbrantes. Por isso é muito bom que incluamos na maratona animações de todas as épocas, afinal os desenhos animados sempre encantaram adultos e pequenos e são pedidas perfeitas pra uma preguiçosa manhã de natal.

 

A origem dos guardiões (Peter Ramsey, 2012) ❄

Nesta espécie de Vingadores das histórias infantis, se unem em torno do Papai Noel e sua maravilhosa oficina do polo norte, um grupo de seres fantásticos dedicados a manter os sonhos infantis. Entre eles: a fada dos dentes, o coelho da páscoa, entre outros. Porém um guardião que foi esquecido, o Jack Frost, espírito do inverno, pode ser a chave para combater um mal maior que se levanta no mundo.

 

Os fantasmas de Scrooge ( Robert Zemeckis, 2009) 

Não da pra passar o natal sem uma boa adaptação direta de “Um conto de Natal” como já falamos aqui. E esta estrelada por Jim Carrey é uma das melhores e também mais recentes produções relacionadas ao secular livro. Além de emprestar a voz, Jim Carrey também empresta o trejeitos únicos do ator para o ranzinza Scrooge durante sua aventura natalina. Um filme marcante por sua fidelidade á historia original e também por se usar da captura de movimenta para dobrar os limites do real e do fantasioso em nome da magia do natal.

Outros!

Como o Grinch roubou o Natal (Chuck Jones, 1966)

❄O natal de Charlie Brown (Bill Melendez, 1965)

❄O natal do Mickey Mouse (Burny Mattinson, 1983)

❄O expresso Polar (Robert Zemeckis, 2004)

❄Olaf – Em uma nova aventura congelante Frozen (Kevin Deters e Steven Wermers, 2017)

 

🎄🎄🎄🎄🎄

SUSPENSE / TERROR

Aqui eu tenho que confessar que foi um pouco de escolha pessoal. Os filmes de terror que se passam no natal ou fim de ano não são nada convencionais (talvez a exceção de Gremlins, uma espécie de clássico do tipo), grande parte deles tem baixos orçamentos, não sendo filmes muito importantes, alguns até mesmo são risíveis, mas um elemento que parece unir a todos é de alguma forma brincar com esse medo primordial do Natal e do Papai Noel, alguns vão direto a fonte, ou seja a lenda européia de Krampus, o espírito natalino maligno que seria responsável por punir as crianças más, outros brincam com clichês do gênero, ambientados no natal. 

 

Krampus – O terror do Natal (Michael Dougherty, 2015)

É noite de natal. Uma família se prepara; terminar de preparar os pratos, recebe os parentes distantes e então inevitavelmente começam as brigas. Um dos grandes trunfos desse filme é mostrar honestamente como se faz um Natal, e isso envolve muitos desentendimentos.

A figura do anti papai noel (o Krampus do título) surge então como sendo um algoz por eles transgredirem as regras do Natal.

Vale a pena assistir e principalmente porque entretém, fala com a lenda original da Europa e nem da tanto medo assim.

Papai Noel das Cavernas (Jalmari Helander, 2011)

A beira do monte Korvatunturi na Finlândia vive uma cidade pacata até demais, mas o que os moradores não sabem é o que acontece lá em cima do monte. Enterrado e congelado nas profundezas do monte está uma figura misteriosa, vestida de vermelho e com aparência nada amigável. Não leva muito tempo até ele escapar.

Outros!

Natal Negro (Glen Morgan, 2006)

⛄O santo (Dick Maas, 2010)

⛄Better watch out (Chris Peckover, 2017)

⛄A christmas horror story (Steve Hoban e Grant Harvey e Brett Sullivan, 2015)

⛄Natal Sangrento (Steven C. Miller, 2012)

###

E por hoje é só! Como fomos? Gostou da maratona? Acha que da pra embalar bem todo o mês de dezembro? Esperamos que sim! Conta pra gente quais filmes pretende ver, quais filmes gostaria de acrescentar na lista?! Sua opinião é muito importante!

Até mais,

Gusta

COMENTÁRIOS

Não existem comentários

DEIXE SEU COMENTÁRIO