As vezes tudo o que queremos quando terminamos de ler uma boa história é poder compartilhar isso com varias pessoas. No entanto nem todos possuem a sorte de conhecer pessoas dispostas a conversar sobre livros.Por outro lado, as vezes o que queremos é conhecer ainda mais histórias, e ainda mais pessoas que se envolvem de mente e coração com elas.

E é nessas horas que uma boa comunidade de leitores podem lhe ajudar. Por isso separei 3 dicas legais de sites e Aplicativos voltados justamente para a interação de leitores. Confira!

SKOOB

Através da plataforma disponibilizada pelo site, você pode manter um acompanhamento das suas leituras ao longo do tempo, manter um histórico de leitura – com suas impressões e progresso -, avaliar o que foi lido, criar resenhas – ou construir com senhas em vídeos linkadas ao youtube – e sinala-las quando há spoilers, registrar livros que você gostaria de ler e se informar sobre as novidades das editoras brasileiras.

Assim como o esperado de uma rede social, você tem acesso ao perfil de outros usuários, podendo segui-los ou adicionando como amigos. Interagindo através de curtidas em sua publicações, comentando ou enviando mensagens diretas. Além de poder seguir perfis de editoras e autores.

O site conta com algumas ferramentas extras, como um mecanismo de compatibilidade lhe ajuda a saber o quanto você tem em comum com outros perfis, um paginômetro que contabiliza quantas páginas você já leu ao todo em sua biblioteca, e a meta de leitura do ano que lhe ajuda a criar um estímulo e controle dos seus objetivos. Você também pode se informar se está lendo mais, ou menos, do que seus amigos durante o ano.

A skoob não se restringe apenas a livros, de forma que você também pode adicionar revistas, HQs, audio-books, ebooks, etc, em sua biblioteca. Que contam como uma nota média, baseada em 5 estrelas, retirada das avaliações dos leitores, bem como links de onde o item que você está visualizando pode ser encontrado.

O site também permite a troca de livros entre os usuários, através de um sistema de créditos acumulados por livros dados em transações. O sistema permite que o usuário dê informações sobre o estado do livro, e também as receba, por meio de imagens de textos.

Você também pode participar de sorteios através da aba cortesias. Os livros costumam ser lançamentos, e são enviados pelas próprias editoras, tendo 5 ou mais vencedores.

Por ser um site nacional, rola uma boa incidência de obras e autores brasileiros, sendo também facilmente encontrado o trabalho de autores menores ou independentes, já que muitas vezes eles mesmos se cadastram.

Também por esta razão o acesso ao catálogo de editoras nacionais maior, mas é possível encontrar algumas edições de livros em outros idiomas por lá.

O app conta com um escaneador de código de barra para localizar e adicionar livros, e as mesmas funções encontradas no site, algumas infelizmente de forma mais limitada.

O skoob pode ser baixado para Android e iOS.

GOODREADS

O goodreads traz uma interface simples e organizada, mas se destaca por ser um dos site mais completo para o público em questão. Oferecendo liberdade e inúmeras possibilidades de interação dentro do site.

Ele já vem com três categorias – estantes – pré estabelecidas para a organização dos seus livros na biblioteca, porém a grande sacada do site é permitir ao usuário que criei novas estantes, decidindo organizar as obras em seu perfil por gosto, género, autor, inspiração ou qualquer outra forma que desejar.

O goodreads também conta com um mecanismo de compatibilidade entre os usuários, onde mostra as principais diferenças e semelhanças entre os perfis, bem como os livros lidos por ambos – o seu e da pessoa em questão – e avaliação que cada um deu para tal.

Na aba de Quotes – citações – é possível encontrar e compartilhar frases e momentos favoritos da sua leitura. As citações também estão divididas por autores e obras, de modo que você pode acabar conhecendo coisas novas desta forma. Você também recebe recomendações de livros com base naquilo que você demonstrou interesse positivo.

Vários autores são adeptos do site, e interagem constantemente com seus leitores através de seus perfis, e assim como os outros, você pode acompanhar o que eles andam lendo e pensando por lá.

O site também cria a possibilidade de interação direta com a comunidade de leitores, ao criarem Goodreads Choice Awards, onde os próprios navegantes votam em seus livros preferidos para concorrer em cada categoria da premiação anual.

A interação se estende em uma aba com fóruns, onde as perguntas dos usuários são respondidas uns pelos outros, e às vezes até pelos próprios autores.

Assim como o skoob, é disponibilizada a avaliação dos leitores sobre as obras, com o número de usuários que deram determinada avaliação. Também é possível ver quais pessoas na sua lista de amigos já avaliaram ou adicionaram o livro em suas bibliotecas.

Também há a possibilidade de criar uma Meta de leitura, onde o site faz um acompanhamento do seu ritmo, lhe informando sua posição comparada a seu objetivo.

A plataforma também conta com sorteios realizados por autores e editoras, e apesar de ser um site internacional, eles também envolvem o Brasil em suas promoções. Além disso, livros com títulos em português são facilmente encontrados por lá, já que muitas editoras já estão cadastradas. Porém o site é inteiramente em inglês.

App disponível para Android e iOS.

AMINO – LIVROS AMINO PARA LEITORES

Amino é na verdade um conjunto de comunidades distribuídas em diferentes apps, cada um trazendo determinado assunto como pauta principal.

Você pode compartilhar suas opiniões sobre os livros que leu, além de encontrar pessoas que compartilham dos mesmo gostos. Os aplicativos contam com chats – salas de bate papos – divididos em tópicos, e você possui a liberdade de criar sua própria sala e convidar outras pessoas para entrar.

Você também poderá participar de enquetes e quizzes, adicionar e seguir outros usuários, e fazer postagens em seu perfil, em uma especie de timeline.

O aplicativo acaba sendo também de grande ajuda para quem está buscando conhecer novos autores ou saber mais sobre determinado assunto, já que a comunidade é abastecida justamente pelos admiradores e fãs das obras encontradas por lá.

O aplicativo em português está disponível para Android e iOS.

Além destes três, você consegue encontrar facilmente grupos no facebook sobre os mesmos assuntos. Mas lembre-se de sempre manter cautela, mesmo estando em  comunidades sobre livros podem existir pessoas má intencionadas. Por isso divirta-se, compartilhe, interaja mas não se exponha tanto.

Abraços! E até mais.

COMENTÁRIOS

Não existem comentários

Os comentários estão fechados.