A Netflix anunciou muitas grandes estreias para este mês, e a segunda temporada de Sense8, que ocorrerá amanhã (05 de maio) foi uma delas.

A primeira temporada estreou em (5 de junho) 2015, idealizada pelas irmãs Wachowski. E de lá pra cá, a produção já sofreu algumas modificações como o afastamento de Lilly da direção, fazendo com que Lana tomasse as rédeas da segunda temporada, e também a polêmica saída do ator Aml Ameen, que foi substituído por Toby Onwumere nessa nova etapa.

Por ser uma mega produção intercontinental, já se é esperado uma certa demora com as filmagens. Porém a espera de quase dois anos por uma nova temporada, foi amenizada dezembro do ano passado com um especial de natal que nos deu também uma breve ideia do rumo que a trama iria tomar.

Sense8 é uma série que consegue se relacionar com diversos assuntos presentes na sociedade mundial, mas que muitas são apenas pincelados em debates ou outras situações. Ao dar vozes a esses personagens, a série conseguiu despertar um sentimento de identificação e conhecimento das realidades. Ao mesmo tempo, o seriado divaga sob um universo mágico, munido de fantasia, mistério e perigo.

Para alguns é conhecida pelas cenas intensas de sexo, no entanto o seriado vai muito além disso.

Tudo se cria a partir de oito personagens principais, vivendo suas rotinas e desafios dentro do local, ou país, onde foram inseridos. Oito estranhos que tem como único traço em comum o fato de terem nascido no mesmo dia, eles passam a ser unidos por uma empatia mais forte que um sentimento, eles passam a funcionar como uma só entidade. Porém há uma força maior e mais experiente determinada a destruí-los.

CASO NÃO CONHEÇA A SÉRIE

Conhecemos Will Gorski (Brian J. Smith) um policial de Chicago, Estados Unidos, que sempre carregou uma relação de expectativas nem sempre alcançadas ao lado do pai. Will tem um grande coração e um senso de justiça que o leva a querer fazer mais do que apenas prender pessoas, é o elo que fornece proteção.

Riley Blue (Tuppence Middleton) é uma DJ islandesa, mas que mora em Londres, na Inglaterra. Riley é fechada e tem poucos amigos, as drogas entram em sua vida como forma de escapar de um tristes acontecimentos que marcaram seu passado, e a ideia que ela leva por acreditar ser amaldiçoada.

Capheus (Aml Ameen, agora interpretado por Toby Onwumere) é um queniano, que trabalha com o transporte em vans em Nairobi. Além de precisar se destacar entre os concorrentes, e garantir sua segurança se mantendo longe das facções criminosas da cidade, Capheus leva a saúde de sua mãe, portadora de Aids como sua principal motivação. Porém uma oferta tentadora em troca de melhores medicamentos, põe toda sua vida em risco.

Sun Bak (Doona Bae), consegue ser apaixonante mesmo calada a maior parte do tempo.Ela é a filha de um influente empresário na Coréia do Sul. E assume os cargos de vice-presidente e diretora financeira na empresa da família. Sun é coibida a assumir a culpa em um escândalo, para preservar a imagem dos homens de sua família. Além disso tudo, ela se revela uma grande lutadora.

Foto: Imagem de divulgação – Segunda temporada de Sense8.

Wolfgang Bogdanow (Max Riemelt) nos apresenta ao mundo das máfias em Berlin, Alemanha. Ele expert em arrombar cofres, e junto com seu melhor amigo Félix, cria planos mirabolantes para acumular fortuna e conseguir o respeito de uma parte da sua família com qual há uma rixa e disputa por territórios. Wolfgang acrescenta a história cenas de ação e estratégia, e por diversas vezes levanta a questão sobre ser ou não um “mocinho”.

Kala Dandekar (Tina Desai) é indiana, e vive em Mumbai. Ela presta uma grande devoção a Ganesha, ao qual defende seus templos, e passa por um momento em sua vida onde se vê em a casamento com um alguém que ela não ama, o filho de um homem conhecido por tentar inibir expressões de idolatria em seu país. Kala tem formação como farmacêutica, e domina com maestria os elementos químicos.

Lito Rodriguez (Miguel Ángel Silvestre) é um famoso ator mexicano com uma carreira em ascensão. Símbolo de masculinidade em seu país, admirado por muitas pessoas e mestre na convicção. Porém Lito esconde um grande segredo, seu amor e relacionamento com Hernando (Alfonso Herrera), que poderia lhe tirar a admiração conquistada em seu país.

Nomi Marks (Jamie Clayton) vive em São Francisco, Estados Unidos, com a namorada Amanita (Freema Agyeman). Ela é uma Hacker inteligente o bastante para dominar qualquer código de segurança em sua frente. Junto com sua namorada, ela busca amor nas comunidades LGBTs. Nomi é uma mulher trans, que lida com a rejeição de sua família que continua a lhe chamar de Michael e dizer que está doente.

Foto: Imagem de divulgação – Segunda temporada de Sense8.

Ao se unir, estes 8 personagens passam a contribuir uns com os outros, ao ponto que cada um deles demonstra uma habilidade especial úteis para as situações. Essa ligação também gera empatia entre eles, de modo que são postos em frente uns dos outros quando precisam de concelhos ou passam por sentimentos parecidos.

Logo são alertados por Jonas Maliki (Naveen Andrews) que correm um serio risco, pois um ardiloso vilão, conhecido como Sussurros (Terrence Mann),  está disposto a exterminar seres como eles. Ele é dotado da capacidade de se conectar ou se instalar na mente de outros sensates á partir do contado visual.

Também lhes é revelado que o nascimento deles como sensate partiu de Angelica (Daryl Hannaha), que após sofrer com Sussurros em sua mente tirou sua própria vida para os proteger.

PONTOS QUE A SÉRIE ABORDA

Foto: Imagem de divulgação – Segunda temporada de Sense8.

Representação cultural é um grande ponto da série, e isso fica evidente quando observamos a batalha pessoal de Kala em seguir as tradições indianas lutar pelos seus sentimentos e o encantamento por uma homem ao qual ela de fato se sente atraída. O cenário onde Capheus se encontra também não é de toda forma lúdico, e retrata a dificuldade de sobrevivência no país. Sun também representa um enorme números de mulheres reprimidas pela cultura oriental. Sua capacidade, talento e boa índole são apagadas diante dos olhos de seu pai que defende apenas o valor e a honra dos homens.

Sense8 também se destacou por inserir em sua trama a representatividade LGBT. A realidade de Lito pode parecer dramática para alguns, porém o personagem mostra com clareza as dificuldades de se esconder uma amor e manter as aparências em meio a países intolerantes. Além de precisar sustentar para a mídia está visão de masculinidade.

Assim como Nomi conseguiu demonstrar o amargo sentimento de abandono familiar vivido por muitos Transgêneros, em um momento onde o mundo parece dar mais atenção para essas pessoas. A escolha em por Jamie Clayton, uma mulher trans para este papel, não soa nem de longe como mera casualidade.

O QUE ESPERAMOS PARA A 2ª TEMPORADA

Contém spoiler sobre o especial de natal e a primeira temporada.

Com a apresentação do especial de 2hrs, Lana pode demonstrar um pouco o rumo que pretende levar suas personagens daqui em diante. Porém para muitas pessoas o episódio não foi completamente satisfatório.

Will continua sob os cuidados de Riley, pela qual criou uma intimidade mais próxima na primeira temporada. Nos últimos episódios os dois foram fundamentais para esclarecer muitos mistérios sobre a B.P.O, que busca fazer experimentos para controlar sensates. Queremos entender mais as motivações da B.P.O.

Mas infelizmente o personagem é mantido como refém de sua condição por ter olhado para sussurros – que poderia encontrar todos os outros ao entrar em sua mente, assim como encontrou seu pai coletando informações pessoais, e acabar com este grupo –  após uma operação para resgatar Riley da B.P.O. Porém, agora Sussurros passa a ficar exposto, com a ajuda de Jonas, Will passou a explorar a igual capacidade de observar e rastrear o vilão, sem saber se isso faz ou não parte de seus planos. Será que ele conseguirá reunir informações importantes sobre Sussurro? 

Além de Riley ninguém parece se importar ou buscar saber como Will está. Talvez por proteção pessoal, talvez não. Esperamos ver uma saída para essa situação, e não que Will passe uma temporada inteira se dopando e isolado dos demais.

Foto: Imagem de divulgação – Segunda temporada de Sense8.

Por outro lado, Will aparece para fornecer ajuda a Sun na prisão…

Sun também não nos apresenta grandes evoluções em sua condição, ela sabe que seu irmão é capaz de qualquer coisa, como tirar a vida do próprio pai, só para que assim possa manter o nome limpo. Esperamos por uma reviravolta no caso ou talvez Sun fora da prisão.

Foto: Imagem de divulgação – Segunda temporada de Sense8.

Capheus acabou por brilhar pouco no episódio especial. Além da introdução ao novo intérprete, o personagem queniano apresentou cenas em meio a comunidade e amigos, contemplando seu presente de aniversário. Queremos saber que impacto a atitude de Capheus continuará tendo sob o lugar onde ele vive.

Foto: Imagem de divulgação – Segunda temporada de Sense8.

Kala viveu seus primeiros momentos de casada em uma lua de mel. Ao mesmo tempo que precisava lidar com a pressão de ter sua primeira vez, ela lidava com a sua conexão com Wolfgang que aparecia lhe perseguir sempre se mostrava disposta a pensar em outro homem. Além disso, não podemos esquecer das divergências religiosas e politicas entre família de seu marido. Queremos saber se haverá algum envolvimento maior entre Kala e Wolfgang, e como ficará a relação entre as famílias indianas. 

Foto: Imagem de divulgação – Segunda temporada de Sense8.

Wolfgang por sua vez passou uma jornada de flexão após quase perder seu melhor amigo. E concluiu sua vingança contra seu primo e tio que os ameaçava. Agora, Wolfgang passa a ser perseguido por outros, e intimado por sua tia a voltar para casa e assumir o “reino” de seu tio, coisa da qual ele não quer. Aguardemos.

Nomi continua sendo procurada após escapar da enrascada criada por Sussurros –  que pretendia transforma-la em um fantoche – e fugindo com sua namorada Amanita, ambas agora se abrigam em uma casa com Bug, o qual deve ajuda a ela após ela ter assumido a culpa pelo hackeamento do pentágono. Juntas elas iniciaram uma pesquisa sobre espécies capazes de se comunicar por telepatia, e agora investigam mais a fundo livros e estudiosos no assunto. Talvez isso nos traga respostas para as conexões, ou sobre quem está os perseguindo.

Foto: Imagem de divulgação – Segunda temporada de Sense8.

Por fim, a história de Lito parece ter sido a única a obter um avanço significativo no episódio. Após o vazamento de fotos íntimas suas e de seu namorado vazarem, o ator acabou perdendo seus contratos, foi hostilizado, perseguido pela imprensa e ficando sem seu apartamento. Mas em uma cena carregada por emoção vemos a aceitação e acolhimento de sua mãe. Resta saber se Daniela (Eréndira Ibarra) continuará como tira colo do casal, e quais rumos sua vida tomará agora.

Foto: Imagem de divulgação – Segunda temporada de Sense8.

É claro que um episódio não pode percorrer uma grande distância na série e retirar todas as surpresas para temporada. Pelo trailer podemos ter uma ideia do que nos aguarda, como por exemplo o encontro com outros grupos de sensates. Por isso aguardamos com ansiedade pelos próximos episódios, que contará também com cenas no Brasil.

Classificação 18 anos.

COMENTÁRIOS

Não existem comentários

DEIXE SEU COMENTÁRIO