Nos últimos anos um movimento muito positivo tem ocorrido entre as pessoas do mundo todo : A aceitação e afirmação dos cabelos naturais.

Durante praticamente toda a historia humana, os cabelos foram apresentados como ferramenta de expressão, de posição ou então de embelezamento.

Finalmente mais pessoas passaram a aceitar que cabelo bom e bonito não é apenas cabelo liso. E essa mudança  carrega consigo não apenas o pensamento de autoaceitação como também de afirmação perante a sociedade.

Conheça bem o seu cabelo.

Posso dizer por experiência o quanto é frustrante não conseguir atingir o resultado esperado depois de um tratamento. Isso pode acontecer pelo uso errado de produtos que nem sempre atendem as necessidades dos seus cabelos.

Conhecer o seu tipo de cabelo te ajudará a saber qual é a melhor nutrição, qual shampoo te garantirá uma boa estabilidade, qual o melhor creme para manutenção, e se for o caso: qual alisamento irá agredir menos os seus fios.

 

Tipos de cabelos – Classificação

Tipo 1

1A: Finos e Oleosos. Quando não recebem nenhum tipo de finalização eles se mostram retos e sem ondulações.

1B: Espessura mediana e pouco volumoso. Assim como o tipo A não apresentam ondulações.

1C: Fios grossos e pesados. Por esta razão costumam ser os que apresentam mais volumes nesta categoria.

Tipo 2

2A: Apresentam ondas com pouca definição, não possuem muito volume e são quase lisos.

2B: Frisados e com ondas soltas. As mechas se compõem em formato de S.

2C: Com ondas intensas, alguns cachos já começam a se formar e as raízes tendem a ser mais soltas.

Tipo 3

3A: Com cachos soltos, levemente definidos e regulares.

3B: Com cachos mais enrolados e definidos, apresentam as pontas mais secas e a raiz um pouco oleosa.

3C: Cachos em formação espiral e bem definidos. Os fios são finos, frágeis e tendem a ser secos.

Tipo 4

4A: Quando secos os cachos mostram-se menos definidos. Os fios são menos oleosos.

4B: Mechas pequenas e com formações em Z. Os fios são finos e secos.

4C: Não possuem forma aparente, apesar de macios tendem a ser secos.

 

Diferença entre Homens e Mulheres no quesito Cabelo

Os cabelos masculinos comparados aos femininos mostram algumas diferenças durante seus desenvolvimentos. Começando pela textura dos fios, já que os homens costumam apresentar fios mais grossos dentro da classificação de seus tipos.

Outro fator de distinção está na taxa de crescimento. Os cabelos de uma mulher tendem a crescer em média 12 centímetros por ano, enquanto os homens apresentam um crescimento aproximado de 1,3 centímetros por mês, o que pode resultar em cerca de 15,6 centímetros por ano.

Porém, nós homens saímos em desvantagem em relação as quedas de cabelo. No geral tanto os homens quanto as mulheres apresentam queda natural, mas os homens são mais propensos a sofrer com a calvice, causada com a afinação dos fios ao longo dos anos. As Mulheres também passam por esse processo de afinamento dos fios, mas costumam ser mais tardios e menos visíveis.


Para que o post não ficasse tão extenso resolvi encerrar o assunto por aqui e voltar uma outra hora e falar mais sobre o assunto. Espero que vocês tenham tirado proveito das informações. 🙂

Abraços, e até mais!

 

COMENTÁRIOS

Não existem comentários

Os comentários estão fechados.